O Poder do São Jorge Guerreiro – Do pr Juanribe Pagliarin

Faça o download deste vídeo:

Download [ Clique com o botão direito do mouse e selecione: Salvar Destino como ]

Por favor, abra a sua Bíblia em Jeremias 10:3 em diante. Porém, antes de fazer esta leitura eu gostaria de comentar uma matéria que saiu no jornal O Estado de São Paulo, no dia 24 de abril de 2008. Esta matéria é muito elucidativa, muito esclarecedora. A notícia também saiu nos jornais de todos os estados brasileiros. O fato foi, inclusive, transmitido ao vivo pelo Jornal Nacional da TV Globo e também pelas demais redes de televisão.
A matéria, no caderno de esportes do Estado de São Paulo, na página 4, do dia 24 de abril de 2008, tem o seguinte título: “Até São Jorge cai no Corinthians”. O Corinthians é um dos times mais queridos do Brasil e tem uma torcida muito grande. O clube anda numa fase ruim; o time não vai muito bem e sua diretoria está envolvida em vários escândalos de corrupção e etc. Mas a matéria diz assim em seu subtítulo: “Imagem do padroeiro do clube vai ao chão e se quebra durante procissão realizada no Parque São Jorge”.
Para quem não sabe, o Corinthians tem um padroeiro, um santo protetor, que é São Jorge. Esse santo tem o seu dia comemorado nacionalmente e também até fora do Brasil no dia 23 de abril. Portanto, todo o dia 23 de abril é dia de São Jorge. E o Corinthians tem São Jorge como padroeiro. Então, esta matéria diz o seguinte: “Dia 23 de abril é comemorado pelos corintianos como o dia do padroeiro São Jorge. Sempre há missa e procissão no clube com torcedores e dirigentes acompanhando a imagem do santo e fazendo pedidos. Ontem não foi diferente. Mas um acidente marcou a data comemorativa. Na hora em que a imagem retornava para a capela do Parque São Jorge, caiu do andor e se despedaçou. O contratempo foi encarado por algumas das 300 pessoas presentes na procissão como um sinal que a fase do Corinthians continuará ruim. ‘Nada disso! Foi um sinal positivo, de libertação’, rebateu a ex-presidente Marlene Matheus, organizadora da cerimônia. Nenhum jogador do atual elenco compareceu à missa”.
Eu vou ler a matéria até aqui e farei alguns comentários. Eu tomei conhecimento deste fato, não pelo jornal O Estado de São Paulo, mas sim pela TV Globo que transmitiu no Jornal Nacional este incidente. Os corintianos, cerca de 300, inclusive sócios e pessoas da diretoria e mais um padre, estavam no clube para esta missa em homenagem ao padroeiro do Corinthians. Então, havia um andor muito grande e com pessoas carregando a imagem de São Jorge. O santo padroeiro estava montado num cavalo branco e com uma lança cutucando o dragão. Eles carregavam o andor e subiam uma pequena escada; a câmera da TV Globo estava filmando, enquanto o padre ao lado e as demais pessoas, com grande devoção, carregavam a imagem de são Jorge, pedindo muitas coisas a este padroeiro, principalmente ajuda para o Corinthians melhorar e pedidos particulares.
Enquanto a imagem era carregada, as pessoas, em devoção religiosa, faziam vários pedidos. Mas quando os homens que transportavam a imagem começaram a subir os primeiros degraus o andor se inclinou para a esquerda e a câmera filmando. Então, eles inclinaram mais um pouco e a imagem de São Jorge escorregou. As pessoas procuraram agir rapidamente e segurar a imagem de São Jorge, mas não adiantou; a imagem escorregou do andor e caiu na quina de um degrau da escada e se espatifou por todos os lados em centenas de pedaços.
O que eu achei muito interessante naquela transmissão do Jornal Nacional foi a cara do padre. A cara do padre parecia a de um cachorro que caiu de um caminhão de mudança e não sabe o que fazer. Aquela imagem despedaçada em muitos cacos de gesso era o sinal evidente de que aquele padroeiro, São Jorge, não podia proteger a ele mesmo. Ficou claro que aquela estátua não tinha poder algum. Porque muita gente espera chegar ao céu montada na garupa do cavalo branco de São Jorge. Mas ficou provado que São Jorge não consegue voar nem 1 metro com o seu cavalo e a estátua se espatifou no ao chão, caindo diante dos olhos atônitos dos fiéis e principalmente do padre, que tentava passar para as pessoas a idéia de que aquela imagem era poderosa e que poderia ajudar ao Corinthians.
Eu estou comentando a notícia do jornal Estado de São Paulo e que foi também matéria do Jornal Nacional da TV Globo. Esta pregação está disponível no site da Paz e Vida para que você possa ver que a imagem não tem poder. A foto publicada no Estado de São Paulo mostra o cavalo arrebentado, São Jorge arrebentado, e as pessoas atônitas olhando. Há inclusive o registro de um câmera man rindo, como quem diz “Que besteira!”. Por isso que o Corinthians vai mal deste jeito; confia num ídolo que não pode salvar.
Agora eu quero entrar no texto bíblico do profeta Jeremias 10: 3 em diante. O versículo 1 diz assim: “Ouvi a Palavra que o Senhor vos fala a vós”. Leia a partir do versículo 3, “Porque os costumes dos povos são vaidades (a palavra vaidade quer dizer coisa vã, sem utilidade); pois cortam do bosque um madeiro, obras das mãos do artífice, com machado. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e martelos o firmam, para que não se mova”. (Ou seja, pegam um pedaço de uma árvore, exculpem, cobrem com ouro e prata e fixam com pregos para que não se mova).
A imagem que os corintianos estavam carregando na missa dentro do Parque São Jorge evidentemente não estava bem fixada no andor com pregos, porque ela se moveu e acabou caindo. Então, o versículo está dizendo: “Com pregos e com martelos o firmam para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, mas não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar”. Uma imagem, apesar de apresentar pernas, não tem poder para andar. Apesar do cavalo do São Jorge ter patas, ele não pode cavalgar. É isso o que a Palavra de Deus diz nesta passagem do profeta Jeremias: “necessitam de quem os levem, porquanto não podem andar. Não tem mais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco tem poder de fazer bem”.
Uma imagem, um ídolo, fabricado de madeira, de gesso, de plástico ou de qualquer outro material, mesmo de ouro ou ferro, não pode ser considerada sagrada ou poderosa porque ela não tem poder nem para fazer mal e também não tem poder para fazer o bem. Os corintianos estavam lá no dia de São Jorge, fazendo uma missa para o santo, carregando a imagem que eles consideram sagrada, achando que aquela imagem poderia ajudar o clube a melhorar sua posição; pessoas faziam pedidos particulares na maior reverência; o padre estava lá no Parque São Jorge para dizer que a imagem tinha poder e era sagrada, mas a estátua escorregou do andor porque não estava bem fixada com pregos e caiu e se espatifou, se fazendo em mil pedaços. Portanto, a imagem não era sagrada e não tinha poder nem para fazer mal e nem para fazer o bem. Isto é, eles estavam confiando em algo que não pode ajudar.
Continuando em Jeremias 10: 6, “Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; Tu és grande, e grande é o Teu nome em força”. Veja que a Palavra de Deus ao dizer que os ídolos não têm poder, logo em seguida diz que ninguém há semelhante a Deus. Só Ele é grande! Deus é grande em força.
Versículo 7, “Quem não te temerá a ti, ó Rei das nações? Pois isso só a ti pertence; porquanto, entre todos os sábios das nações e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti”.
Sabe o que Jesus Cristo disse quando estava aqui na Terra na sua última noite de vida? Está em João 17. Fazendo uma oração, Jesus diz assim: “Pai, que o mundo creia apenas em ti como único e verdadeiro Deus e em Jesus Cristo a quem Tu enviaste”. Ninguém há semelhante a Deus. Só Ele tem poder. Os ídolos não têm poder algum. Ainda que um padre diga: “Esta imagem é sagrada, vai ajudar o Corinthians, vai ajudar também aos devotos de São Jorge”. A Palavra de Deus está contrariando o padre. Ela diz que a imagem não tem poder algum, nem para fazer bem e nem para fazer o mal.
Quando a imagem de São Jorge caiu dentro do clube Corinthians, num evento que foi filmado pela TV Globo e por vários outros canais, fotografado pela imprensa e fartamente noticiado, ficou provado que a imagem não tinha poder nem para salvar a ela mesma porque ela não pode andar e se não estiver bem fixada com pregos, ela vai cair e se despedaçar. Ficou claro que as pessoas estão clamando a uma imagem, a um ídolo que não tem poder algum, nem para fazer mal, nem para fazer bem. Só o Senhor tem este poder! Só Deus pode abençoar, ajudar e salvar. A oração do Senhor Jesus é poderosa. Ele orou, “Pai, que conheçam a ti só como único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste”.
Alguém que é devoto de São Jorge pode até ficar chateado lendo esta mensagem. Mas entre você ficar chateado e Jesus Cristo ficar chateado, quem é melhor se chatear? Você acreditando ou não, Jesus Cristo não está nem aí. Ele só fica chateado de você não acreditar nele como único Senhor e não crer na sua Palavra. Porém, de resto, não muda nada. Jesus vai continuar sendo o Todo Poderoso. Deus continuará sendo o único e verdadeiro Deus. Os ídolos é que são coisas vãs. As pessoas que acreditam que a imagem tem o poder sagrado para ajudar, vão continuar na mesma situação, assim como o Corinthians, de mal a pior, sofrendo com a sua fé e o seu clube.
Eu não quero discutir se você torce para o Corinthians, ou para o Palmeiras, ou para o São Paulo, para o Flamengo, para o Vasco ou para qualquer outro clube, o que nós queremos é que você agora passe a “torcer” por Jesus Cristo. E passe a acreditar e a ter fé no único Senhor e único Salvador. Porque este tentaram quebrar com Ele. Veja a diferença entre Jesus Cristo e os ídolos, como por exemplo aconteceu com a imagem de São Jorge no Corinthians. Ninguém tentou quebrar a imagem e ela se arrebentou sozinha. Mas tentaram arrebentar Jesus Cristo. Aliás, tentaram não, fizeram de tudo para quebrar o Senhor Jesus. Mais ainda que ele tenha sofrido as maiores agressões e brutalidades e parecesse todo arrebentado, Ele ressurgiu dos mortos no terceiro dia, ressuscitou e está vivo pelos séculos dos séculos!
Você pode acreditar no que quiser, o país é livre. Tem gente que acredita até no diabo, acredita no Exu, pede ajuda aos demônios e aos espíritos. Mas se você quer ter uma fé legítima, que agrada a Deus e uma fé abençoada, que vai de encontro à oração do Senhor, então você precisa crer somente em Deus e somente em Jesus Cristo.
Eu quero fazer um convite a você: quer receber a Jesus Cristo, Filho de Deus, como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Redentor? Por que Único? Porque não há outro caminho. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Suficiente por que? Porque quem tem Jesus não precisa de anjos, não precisa de santos, nem de padroeiros, nem de ídolos ou divindades, muito menos de espíritos. Jesus é suficiente! Exclusivo por que? Porque lá na glória só entrará quem exclusivamente for lavado no sangue do Cordeiro. E Eterno Redentor por que? Porque por toda a eternidade, quem for salvo será graças ao Senhor Jesus.
Você quer recebê-lo agora como Único, Suficiente e Exclusivo Salvador? Então, abra a sua boca e diga: Eu quero! Porque a Palavra diz: “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor; e se no teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, então serás salvo”. Por isso, você precisa abrir a sua boca. Quer receber a Jesus agora como Único, Exclusivo e Eterno Salvador? Coloque a mão direita sobre o seu coração e façamos uma breve oração. Mas eu quero te dar um conselho: procure uma igreja que pregue a Palavra de Deus, que não tenha ídolos e nem imagens, nem santos e nem santas; procure uma igreja que creia que Jesus Cristo é Deus; procure uma igreja que não explore a fé, nem a ingenuidade, nem o misticismo das pessoas; procure uma igreja onde a Palavra pura é pregada. Vá a esta igreja e quando o pregador fizer o convite perguntando sobre quem quer entregar a vida a Jesus, levante a sua mão e confirme a decisão que você tomou agora.
Então, com a mão direita sobre o seu coração, ore assim, crendo de todo o seu coração: Meu Deus e meu Pai, eu ouvi a sua Santa Palavra e agora brotou no meu coração a verdadeira fé. E com a minha boca eu confesso os meus pecados e confesso também que eu creio que Jesus Cristo morreu na cruz para me purificar de toda a iniqüidade. Por isso, meu Pai, eu declaro que recebo o Senhor Jesus como o meu Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador. E te peço, meu Pai, escreve o meu nome no Livro da Vida do Cordeiro e não permita que eu me desvie nem para a direita, nem para a esquerda, e me guarde todos os dias da minha vida porque eu quero perseverar até o fim; seja o dia da minha morte ou o dia do arrebatamento dos salvos. Mas eu quero, meu Deus, estar na tua presença na minha partida. Fica comigo, meu Pai, e me abençoe poderosamente desde agora e para todo o sempre. Amém!

Deixe um comentário